top of page

Banquete - um evento para pensar e comer

O hábito de nos sentarmos à volta de uma mesa para comer e debater assuntos elevados vem de longe. Mas há a tendência, quando se filosofa, de não nos preocuparmos com o que está nos pratos, como quando se debateu o Amor no banquete de Platão.

Neste projecto propomos olhar para o que comemos e perguntar porquê, como e porquê. Queremos afirmar que comer importa. Comer importa porque comer comunica, e estabelece cadeias de relação que não se podem continuar a ignorar ou desprezar.

Em 2014, durante a 2ª Conferência Internacional sobre Nutrição na sede em Roma da Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, o Papa Francisco lembrou o apelo de João Paulo II quando participou na 1ª edição deste evento em 1992:

“chamando a atenção da comunidade internacional para os riscos do paradoxo da plenitude no qual existe comida para todos, mas nem todos podem comer, em que somos confrontados com o desperdício, consumo excessivo e abusivo da comida.”

É deste desperdício que surgem os movimentos de aproveitamento de alimentos excedentários como a Respiga, de forma belíssima retratados no filme de Agnés Varda.

Então a ideia de aproveitar este circuito, e utilizando alimentos recolhidos na Respiga para fazer um Banquete, apresenta-se como forma ideal para trazer literalmente para a mesa a reflexão, o debate político e ético no acto de comer.


Este é um projeto concebido por Margarida Bettencourt com Sara Palácios, Sara Anjo, Eva Baudry e Sara Anjo…coreógrafas e investigadoras em dança; e ainda Lourenço de Azevedo, professor do Instituto de Macrobiótica de Portugal, Marta Ribeiro, chef praticante da culinária natural e consciente. (foto Pablo Lopez)


Realizado a 12 de Março no Espaço da Penha de França

Lisboa


fotografia de Pablo Lopez

site do projecto:

https://umbanqueteparapensarecomer.com/

bottom of page